Paraíba
Pelo menos 212 mil eleitores da Paraíba não justificaram voto a dois dias do fim do prazo
Prazo para os eleitores que não votaram no primeiro turno das Eleições Municipais 2020 justificarem a ausência termina na quinta-feira (14).


Pelo menos 212 mil eleitores paraibanos não justificaram voto a dois dias do fim do prazo, de acordo com os dados extraídos do Cadastro de Eleitores até a noite desta terça-feira (12). O prazo para os eleitores que não votaram no primeiro turno das Eleições Municipais 2020 justificarem a ausência termina na quinta-feira (14).

Segundo a Seção de Orientação e Apoio às Zonas Eleitorais, no primeiro turno das eleições de 2020, 468.392 paraibanos se abstiveram do voto, o que corresponde a cerca de 15,79% dos eleitores do estado. Até a noite de terça-feira (12), 109.133 pessoas já haviam regularizado as pendências com a Justiça Eleitoral, apresentando justificativa ou realizado a quitação por multa.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para justificar a ausência, o eleitor tem até 60 dias após cada pleito, sendo cada turno uma eleição; e até 30 dias após retornar ao Brasil, em caso de viagens para o exterior.
Quem não votou tem que justificar a ausência ou pagar a multa correspondente, regularizando a situação junto à Justiça Eleitoral, para evitar restrições legais, como ficar impedido de: obter passaporte, carteira de identidade; receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público; obter empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado; efetivar matrícula em estabelecimento de ensino oficial; obter quitação eleitoral; entre outras.
A justificativa pode ser feita pelo e-Título; pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é o Sistema Justifica; ou por e-mail encaminhado ao Cartório Eleitoral, juntando-se documento que comprove o motivo da ausência.
Fonte: G1 PB 13/01/2021 10h42


DEIXAR UM COMENTÁRIO
Paraíba
Mais de 17 mil doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas na Paraíba, diz MS
Do total de doses recebidas até esta quarta-feira, 167.446, a Paraíba vacinou apenas 10,2%, de acordo com os dados do MS.


Desde o início da vacinação contra a Covid-19, no dia 19 de janeiro, a Paraíba já aplicou 17.190 doses de vacinas, de acordo com os dados do Ministério da Saúde. A primeira vacina distribuída e aplicada foi a CoronaVac. Chegaram ao estado 114.846 doses da vacina, na primeira remessa, e 16,6 mil na segunda remessa.
No último domingo (24), 36 mil doses da vacina fabricada pela Oxford/AstraZeneca também chegaram à Paraíba. A vacinação com essa nova remessa também foi iniciada. A Secretaria de Estado da Saúde não tem informações de quantas doses de cada vacina já foram aplicadas na Paraíba.
Do total de doses recebidas até esta quarta-feira, 167.446, a Paraíba vacinou apenas 10,2%, de acordo com os dados do MS. O plano de operacionalização da vacinação contra Covid-19 do Estado da Paraíba prevê vacinar 1.202.872 pessoas que compõem o grupo prioritário. Até esta quarta-feira (27), 1,4% desse total recebeu a primeira dose da vacina.
As primeiras vacinas foram destinadas para profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19, idosos institucionalizados, pessoas com deficiência institucionalizadas e indígenas aldeados. Eles receberam a primeira dose e aguardam o prazo para a segunda dose, que já está armazenada na Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Com a chegada da segunda remessa da CoronaVac, os idosos acima de 80 anos que estão acamados também passaram a ser prioridade para imunização.

Em toda a Paraíba, são mil salas de vacinação, que devem receber lotes de forma quase simultânea.
Fonte: G1 PB 27/01/2021 08h55
Paraíba
Caminhão tomba por cima de carro e deixa trânsito lento na BR-230
Acidente aconteceu após motorista do caminhão frear o veículo na tentativa de não bater em um carro e, com o peso, o veículo tombou.


Um caminhão tombou por cima de um carro, na manhã desta terça-feira (26), em um trecho da BR-230, em João Pessoa. Até as 8h37, o trânsito próximo ao local ao acidente estava lento.
De acordo com as informações do motorista que estava dirigindo o caminhão, o acidente aconteceu após ele frear o veículo na tentativa de não bater em um carro. Com o peso, o caminhão tombou.

O trecho em que aconteceu o acidente fica depois do viaduto do bairro do Geisel, no sentido João Pessoa – Campina Grande. No carro que foi atingido pelo caminhão, só havia o condutor. Não houve vítimas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está indo ao local.

Caminhão tomba por cima de carro e deixa trânsito lento na BR-230, em João Pessoa — Foto: Reprodução\TV Cabo Branco
Fonte: G1 PB 26/01/2021 08h54
Paraíba
Homem morre após ser atropelado por ônibus, na Paraíba
Vítima havia saído de um hospital pouco antes do acidente, dizem testemunhas à polícia.


Um homem de 33 anos morreu após ser atropelado por um ônibus, na manhã desta segunda-feira (25), em Remígio, na Paraíba. De acordo com informações de testemunhas à Polícia Militar, a vítima havia saído de um hospital pouco antes do acidente.
Segundo as primeiras informações recebidas pela polícia, o homem saiu do hospital e pode ter se desequilibrado na via onde foi atingido pelo ônibus.

Após o acidente, o motorista do ônibus precisou ser atendido em uma unidade de saúde, porque teve um aumento de pressão devido ao susto.
Até as 10h50, o corpo da vítima ainda estava no local aguardando a perícia da Polícia Civil.
Fonte: G1 PB 25/01/2021 12h04
-
Brasil & Mundo10 meses atrás
Número de curados de Covid-19 dispara no Brasil e acende a Luz da esperança nos Brasileiros
-
UIRAÚNA5 meses atrás
TRISTE: Jovem que sofreu acidente de moto em Uiraúna, morre no Hospital Regional de Cajazeiras.
-
UIRAÚNA6 meses atrás
Homem é morto a tiros e outro é baleado na tarde dessa terça-feira 21, em Uiraúna/PB.
-
Polícia5 meses atrás
Jovem de 16 anos morre em acidente de moto em Bernardino Batista/PB.
-
UIRAÚNA10 meses atrás
Barragem Capivara já aumentou 5,5 metros em seu volume d’água, e abastecimento pode ser retomado na próxima quarta-feira 01.
-
UIRAÚNA3 semanas atrás
Homem é morto a tiros na noite dessa quarta-feira (06) em Uiraúna.
-
UIRAÚNA4 meses atrás
Jovem é morto a tiros na tarde dessa quarta-feira 14, no Bairro Retiro em Uiraúna.
-
UIRAÚNA6 meses atrás
TRISTE: acidente próximo a Cajazeiras, tira a vida de Técnico de Enfermagem Uiraunense.